Redação, Oratória e Arquivologia

No setor Público Municipal

Sobre este curso

Curso presencial de 17 h em Curitiba que capacita servidores municipais em redação oficial, leis, arquivologia e oratória, com professores experientes e prática intensiva

Conteúdo do curso

6 Paineis • 6 aulas • 17h totais

1 Reforma ortográfica e suas peculiaridades 
2 Tipos de linguagem Verbal/escrita:
a) Coloquial
b) Culta
c) Rebuscada
3 Produção e articulação de texto:
a) Objetividade
b) Concisão
c) Clareza
d) Persuasão
e) Organização do texto
4 Regras ortográficas:
a) Pontuação
b) Acentos (crase, hífen, trema, etc.)
c) “Porquês”
d) Mau e mal
5 Pronomes
6 Abreviaturas 
7 Principais vícios de linguagem

1 A gestão de documentos e arquivologia
2 Organização como facilitador do Acesso à Informação
3 Legislação brasileira da gestão de documentos
4 Informação x dados
5 A gestão informatizada de documentos 
6 Técnica e sistema de arquivos
a) Gênero
b) Espécie
c) Natureza
d) Tipos 
7 Teoria das três idades
8 Formas de arquivamento dos documentos
9 Métodos
10 Digitalização/microfilmagem/desarquivamento

1 A comunicação institucional/tratamento da informação.
2 Formalidade e padronização da redação oficial.
3 Simplificação da linguagem.
4 Manual de Redação Oficial da Presidência da República.
5 Introduções e fechos das correspondências.
6 Apresentação de normas e modelos de
a) Ofício (simples, circular, com cópia)
b) Declaração
c) Ata e Memória de Reunião
d) Convite – impresso e por e-mail
e) Parecer, informação e despacho
f) Requerimentos
g) Relatórios
h) Outros
7 Exercícios práticos de produção de textos 

1 Parte preliminar:
a) Epígrafe
b) Autoria  
c) Ementa
d) Fórmula de promulgação
e) Promulgação
2 Parte normativa/corpo (ordenação do texto):
a) Artigo
b) Parágrafo
c) Inciso
d) Alínea
e) Item
3 Encerramento da norma
4 A redação textual das normas
a) Frases impositivas
b) Orações na ordem direta
c) Uniformidade do tempo verbal
d) Regras de pontuação
e) Linguagem articulada
f) Evitar o duplo sentido
g) Como indicar siglas
h) Como citar números e percentuais
i) Indicações de dispositivos

1 A importância da comunicação verbal no setor público
2 O controle da voz 
3 Os cuidados com a dicção
4 Postura e expressão corporal
5 Aparência
6 Expressão facial 
7 A importância da motivação e entusiasmo
8 Evitando as falhas (cacoetes)
9 Discursos e saudações
10 Como enfrentar perguntas hostis
11 Técnicas para eliminar a timidez 
12 Dinâmicas individuais e de grupo
13 Exercícios práticos

1 Os vários tipos de apresentação 
2 A organização de um discurso
3 A preparação para uma reunião, debate ou palestra
4 A identificação do público-alvo (perfil, interesses e resistências)
5 Os cuidados com o tempo da fala
6 O poder da apresentação visual (multimídia, etc.)
7 Os “ganchos” para chamar atenção e manter o interesse da plateia 
8 O perigo das palavras “difíceis”
9 Dinâmicas individuais e de grupo
10 Exercícios práticos

Professores

Foto de Susi Cristie da Silva

Susi Cristie da Silva

Possui graduação em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO (2015). Possui especialização em Psicopedagogia. Atuou como chefe da seção de apoio à formação continuada da PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS por 10 anos. Atualmente é professora de turmas de Alfabetização na rede municipal de ensino de Pinhais.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Continuada de Professores. Trabalhou como tutora no Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem, Formação pela Escola e PNAIC. Atua como professora de Língua Portuguesa e nas áreas pedagógicas na Faculdade Educacional de Colombo-FAEC. Foi coordenadora do curso de Pedagogia da FAEC. Atuou como Professora de Língua Portuguesa no curso preparatório Excelsior. Proprietária do Curso Preparatório EducAção nas áreas de Língua Portuguesa, Específicas de Educação e Legislação Educacional.

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Foto de Lucymara de Andrade Correia Krasnhak

Lucymara de Andrade Correia Krasnhak

Mestre de Cerimonias  Pedagoga com Especialização em Gestão de Pessoas.

Foto de Carlos Barbosa Júnior

Carlos Barbosa Júnior

Carlos Barbosa Júnior é mestrando em Ciência Política pela UFPR, com pesquisa voltada para elites políticas e a trajetória de vereadores de Curitiba. É graduado em Letras pela mesma universidade e possui especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR, com estudo sobre Leminski e Trevisan. Tem experiência com produção acadêmica, incluindo artigo sobre metaficção e opressão, publicado na Revista de Letras. Também possui conhecimentos em espanhol e atuação voltada para pesquisa acadêmica e literatura.
 

Foto de Giovani Capri

Giovani Capri

Já treinei grandes empresas como a Continental Contitech do Brasil ; Huhtamaki do Brasil, Tetrapack, Cooperativa Castrolanda, Grupo Meimberg, Konrad Caminhões Ford, Grupo Renault Granvel, Rede de Farmácias Fleming, dentre outras. São mais de 10 mil alunos em Cursos e Treinamentos presenciais em mais de 300 turmas, perfazendo mais de 14 mil horas de atividade em classe desenvolvendo pessoas, além dos Cursos on-line. Faço mentorias e atendimentos on-line pra pessoas em diversos países.