Preparatório para a PCA Municipal

2024

Sobre este curso

apacitar profissionais para a correta elaboração e apresentação da Prestação de Contas Anual (PCA) municipal, conforme as novas diretrizes e exigências legais.

Conteúdo do curso

6 Paineis • 6 aulas • 17h totais
Aula degustação 1

1 Apresentação de Peças de Defesa

   a) Contraditório

   b) Recursos

   c) Outras manifestações

   d) Orientações pontuais na estratégia de defesa

2 Apresentação do Portal e-Contas

3 Navegação e apresentação:

   a) Processo Eletrônico

   b) Credenciamento e assinatura eletrônica

   c) Manifestações e juntadas no e-Contas

   d) Cópia de autos digitais

   e) Mural de licitações

   f) Impedidos de licitar

   g) Consultas de prestações de contas

   h) Certidão de contas julgadas irregulares

4 A participação de advogado no Processo: Peculiaridades 

5 Atos Oficiais (diário eletrônico)

6 Manifestações e Normas do TCE/PR

7 Principais medidas processuais 

8 Sessões dos órgãos colegiados

9 Execução e acompanhamento das decisões


 

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Diferenças na Prestação de Contas do Prefeito e do Presidente da Câmara

2 Julgamento e Parecer do TCE

3 O recebimento do processo do TCE pela Câmara

4 Trâmite do Processo Legislativo

5 Atribuição julgadora e os riscos da omissão de julgar

6 Aprovação por decurso de prazo

7 Processo eletrônico

8 Exigência de julgamento pelo TCE

9 O rigor do Procedimento Especial

10 Prazos para o julgamento

11  Ampla defesa e contraditório

12 O relatório da comissão especial

13 Fundamentação e Motivos

14 Votação em plenário

15 Publicação do resultado

16 Encaminhamento ao Ministério Público e TCE

17 Anulação do julgamento pelo Judiciário

18 Consequências da desaprovação:

   a) Inelegibilidade

   b) Ressarcimento

   c) Afastamento do cargo 

   d) Cassação do mandato

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 C.P.I. (Se for necessária investigação preparatória):

    a) Fundamentos e conteúdo

    b) Legitimados a requerer

    c) Deferimento

    d) Comissão

    e) Instalação

    f) Prazo

    g) Procedimento inquisitivo

    h) Aplicação do Regimento Interno

    i) Aplicação suplementar do CPC e CP

    j) Testemunhas

    k) Relatório 

    l) Quórum (na comissão e no plenário)

   m) Publicações

2 Ritual da Comissão Processante:

    a) Fundamentos e conteúdo

    b) Aplicação do Decreto-Lei 201/67

    c) Acatamento da denúncia pelo plenário

    d) Quórum para abertura

    e) Formação da Comissão

    f) Instalação dos trabalhos

   g) Prazo para conclusão

   h) Ampla defesa e contraditório

    i) Aplicação suplementar do CPC e CP

    j) Testemunhas

   k) Sustentação oral

   l) Relatório 

   m) Quórum de votação

   n) Publicações 

   o) Oficialização do resultado


 

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 A Obrigatoriedade da Prestação de Contas:

   a) Fundamentação e motivações

   b) Tipos de prestação de contas

   c) Quem deve prestar contas

   c) A quem prestar contas 

   d) Principais motivos das desaprovações

2 Agentes Públicos de Envolvimento Obrigatório nas PCs:

   a) Gestores (das contas ou atual)

   b) Contador

   c) Controlador interno

   d) Advogados

3 Legislação fundamental:

   a) Constituição federal

   b) Lei 4.320/64

   c) Lei complementar 101/2000

   d) Constituição estadual

   e) Lei orgânica municipal

2 PCA: A Formação do Processo:

   a) Responsáveis pela prestação de contas

   b) Constituição do processo

   c) Documentos obrigatórios ao Executivo

   d) Documentos obrigatórios ao Legislativo 

   e) Pareceres dos fundos municipais

3 Instruções do Tribunal de Contas:

   a) Resolução 95/2022 (ALTERAÇÃO INFRALEGAL NA LEI ORGANICA)

   b) Instrução Normativa 172/2022 

   b) Nota Técnica 13/2022

   c) Nota Técnica 15/2022

   d) Nota Técnica 16/2022

   e) Nota Técnica 17/2022


 

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Plano de Contas Municipal(PCASPM-PR)

   a) Notas Técnicas do Tribunal de Contas

   b) PC Elenco de Contas de Receita

   c) PL Elenco de Contas de Despesas

2 A PCA e o Sim Am:

   a) Introdução ao SIM-AM  

   b) Análise do Layout dos Arquivos definidos pelo TC

   c) Módulos do SIM AM (noções gerais)

   d) Como enviar os arquivos

   e) Solução de Erros de processamento de Arquivos

   f) Consulta de Arquivos enviados 

   g) Verificação do Fechamento (análise de erros) 

3 O Relatório do Controle Interno (IN 70):

   a) Importância e obrigatoriedade do relatório na PCA

   b) Conteúdo essencial no relatório

   c) Documentos e anexos

   d) Informações atuariais

   e) Parecer do dirigente do C.I.

4 Cuidados e Recomendações para a PCA 

6 Vias e penalizações aos envolvidos diretamente nas PCA


 

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Objetivos da Nova PCA

2 Abordagem da Prestação Antiga e a Nova Prestação de Contas

3 Atos de Governo

4 Governança

5 Atos de Gestão

6 Políticas Públicas

7 Nova PCA/2023 – Prestação de Contas Participativa

8 Prazos para Cadastro Interlocutores

9 Dados Cadastrais

10 Prazos para Resposta aos Questionários

11 Questionários

12 Aplicação de Respostas

13 Respostas Fidedignas

14 Agenda de Obrigações

15 Modelo de Comunicação Interna e o Gestor

16 Documentos a serem enviados 

17 Modelo de declaração de ciência ao relatório do controle interno

18 Composição PCA (Documentos, Sim-am, Respostas Formulários)

19 Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – (NBASP)

20 Fiscalizações Especificas nos Questionários de Políticas Públicas

21 Cuidados com informações na Nova PCA

22 Da Capacitação 


 

Professores

Foto de Jonias Oliveira

Jonias Oliveira

Advogado, Professor Universitário, Consultor Jurídico, Palestrante, 
Pós-Graduado em Direito Constitucional, Gestão Pública e Docência no 
Ensino Superior, com 31 anos de atuação e mais de 1.200 temas 
abordados, sobre as áreas técnicas e estratégicas da Administração  
Link lattes: http://lattes.cnpq.br/1975409768993012

Foto de Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi

Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi

Advogado e Procurador Público efetivo desde 2010; Pós-graduado Lato Sensu em Direito Civil, Direito Processual Civil e Gestão Pública; Mestrado em Ciência Jurídica; Pós-graduando em Direito Administrativo; membro de diversas instituições e grupos de estudos; com vasta experiência na Administração Municipal.

http://lattes.cnpq.br/5601036713070922

 

 


 

Foto de Aurenilson Cipriano

Aurenilson Cipriano

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (1997) e graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2011). Especialista em Administração e Finanças (2016) e em Gestão Pública (2018) pela Faculdade UNINA. Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Cristo Rei - FACCREI (2017/2022). Servidor efetivo do Município de Andirá-PR, ocupante do cargo de Contador (2014/atual). Presidente da Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios - APEPREV (2017/2019). Diretor-Presidente do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Andirá - FUNPESPA (2011/2019). Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Esportes de Andirá - AMEA (2010/2011). Presidente da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Andirá - ASPMA (2003/2007). Tem experiência nas áreas de Administração, Orçamento, Finanças e Gestão Pública com ênfase em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
http://lattes.cnpq.br/5942124971375713

Foto de Daniel Maurício

Daniel Maurício

Daniel Mauricio nascido em 08/05/1968 em Jaguariaíva–PR, filho de Francisco Mauricio e Olinda Brisola Mauricio, casado,. É Membro associado do Centro de Letras do Paraná - CLP, Membro da Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia – AVIPAF; membro da Academia Brasileira de Letras e Artes Virtuais, membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, Graduado em Letras - UFPR; Administração de Empresas - FESP; Direito - FARESC; Pós-graduado em Gestão Administrativa e Tributária – PUC/PR; Pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Qualidade no Setor Público - SPEI; Pós-Graduado em Gestão Pública de Tecnologia da Informação – PUC/PR; Pós-Graduado em Gestão Pública – FAEL. É Auditor de Tributos Municipais da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Curitiba; foi Diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Curitiba; foi integrante do NAJ/SMF - Núcleo de Assessoramento Jurídico da Secretaria Municipal de Finanças de Curitiba; foi membro do CRT - Conselho de Recursos Tributários da Prefeitura Municipal de Curitiba; foi julgador tributário da Junta de Julgamento Tributário da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura Municipal de Curitiba; foi integrante da Câmara Técnica Permanente da ABRASF – Associação dos Secretários de Finanças das Capitais. i