Patrimônio e Frotas Públicas

com uso da I.A.

Sobre este curso

Curso sobre o uso da Inteligência Artificial na gestão de frotas, patrimônio e materiais, otimizando processos e aumentando a eficiência.

Conteúdo do curso

6 Paineis • 6 aulas • 17h totais

1 Ativo imobilizado
a) Bens móveis
b) Bens imóveis
c) Ativo intangível
2 Inventário:
a) Inventário físico
b) Comissão especial de inventário
c) Auditoria de bens patrimoniais
3 Processo de Cadastramento de Bens Imóveis
a) adquiridos por compra
b) adquiridos por desapropriação
c) construídos pelo município
d) doados ao município
e) cedidos e/ou transferidos ao município
f) transferência de responsabilidade de guarda e uso 
g) cedência ou autorização de uso de bens imóveis a terceiros
h) recuperação e reforma 
4 Classificação dos bens de acordo com sua específica:
a) Material inservível
b) Ocioso
c) Recuperável
d) Antieconômico
e) Irrecuperável
5 Controle dos bens públicos:
a) Controle interno
b) Controle externo
c) Termo de responsabilidade
d) Transferências de bens entre as unidades administrativas
e) captação e acessíveis
f) armazenamento e controle de estoque
g) registro patrimonial 
h) carga e descarga 
i) baixa ou desfazimento 

 

1. Avaliação de equipamentos, conectividade, sistemas existentes 
2. Necessidades técnicas para implantação 
3. Mapeamento da rede de dados municipal e servidores 
4. Avaliação dos dispositivos embarcáveis (GPS, sensores, tablets) 
5. Diagnóstico dos sistemas ERP ou SIG já utilizados 
6. Integração possível com portais de transparências  
7. Levantamento do quadro técnico e capacitações anteriores 
8. Análise da infraestrutura para suporte técnico e manutenção

 





 

1 Incorporação
a) Aquisição
b) Doação
c) Transferência
d) Permuta
e) Fabricação
2 Desincorporação
a) Inservível
b) Furto
c) Sinistro
d) Doação
e) Transferência
3 Avaliação dos bens públicos:
a) Método de reavaliação e avaliação
b) Reavaliação
c) Valor recuperável
d) Impairment
e) Reversão do valor recuperável
f) Definição de bens permanente
g) Fatores excludentes
h) Recebimento de bens públicos
i) Número de tombamento
4 Depreciação de bens públicos:
a) Depreciação
b) Amortização 
c) Exaustão
d) Vida útil dos bens
e) Valor residual
f) Métodos de depreciação
5 Baixa de bens públicos:
a) Alienação (móveis e imóveis)
b) Furtos, extravios, roubos e incêndios
c) Destruição
d) Cessão e transferência
e) Doação 

 

1. Campos obrigatórios, rastreamento e automação 
2. Formulários com IA embarcada 
3. Validação automática de dados (ex: inconsistência de quilometragem) 
4. Captura de assinaturas digitais e fotos de operação 
5. Interface amigável para preenchimento via celular/tablet 
6. Sincronização com sensores embarcados e telemetria 
7. Histórico consolidado por veículo e motorista 
8. Painel de conformidade com taxa de registros completos

1. Levantamento de dados: uso, gastos, manutenções, controle 
2. Identificação de gargalos operacionais 
3. Avaliação da maturidade digital da gestão de frota 
4. Análise do perfil dos motoristas e operadores 
5. atual da frota: ativos, obsolescência e uso por setor 
6. Identificação de falhas recorrentes e retrabalhos 
7. Documentos e formulários utilizados nos registros manuais 
8. Relacionamento com oficinas, contratos vigentes e prestadores


 

1. Relatórios gerados automaticamente para controle interno 
2. Avaliação por amostragem e risco 
3. Cruzamento de dados entre abastecimento, uso e destino 
4. Detecção de duplicidade ou ausência de registros 
5. Geração de alertas para inconformidades e infrações 
6. Exportação de relatórios para órgãos de controle externo (TCE, CGM) 
7. Interface de fiscal com painel de análise por contrato e setor 
8. Classificação de veículos em conformes, pendentes ou críticos

 


 

Professores

Foto de Nilson Francisco Tognato

Nilson Francisco Tognato

Nome: Nilson Francisco Tognato Áreas de Atuação: Gestão Pública, Contabilidade, Finanças, Orçamento e Educação FORMAÇÃO ACADÊMICA • MBA em Gestão Pública e Inovação – UNICENTRO (2023) • Especialização em Contabilidade Gerencial e Empresarial – FECILCAM (1997) • Graduação em Administração – FECILCAM (2000) • Graduação em Ciências Contábeis – FECILCAM (1995) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Contador Público (33 anos de atuação) • Professor Colaborador – Curso de Ciências Contábeis (UNESPAR, 2001-2002) • Professor/Instrutor – UNYFLEX CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO (2020–atual) ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXPERTISE • Gestão Pública Municipal (Contabilidade, Patrimônio, Finanças, Orçamento e Planejamento) • Políticas Públicas – Desenvolvimento de projetos para melhoria urbana (Estrutura Administrativa, Infraestrutura, Gestão e Tecnologia) • Planejamento Municipal – Domínio em instrumentos como Plano Diretor, PME, PPA, LDO e LOA • Ensino/Aprendizagem – Pesquisa e aprimoramento de metodologias na Educação Municipal LINK PARA CURRÍCULO LATTES http://lattes.cnpq.br/8343083117688482

Foto de Valdir Miranda Pinto

Valdir Miranda Pinto

Pós graduação em Contabilidade pela FURB Fundação Universidade Regional de Blumenau – Blumenau - SC e Administração Financeira pela FAE – Curitiba - Pr.

Graduado em Ciências Contábeis pela FAE – Curitiba – Pr.

Auditor/Chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Atuou como Contador na Prefeitura Municipal de Curitiba na área de Cadastro de Fornecedores.

Professor Titular da cadeira de Contabilidade Pública na UNIOPET.

Professor Titular da cadeira de Contabilidade Pública na FACET.

Professor Titular da cadeira de Controladoria na FACET..

Atuou como Professor Substituto na cadeira de Contabilidade Pública na UFPR.

Atuou como Instrutor na ESAF – Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária – Curitiba – Pr, ministrando cursos de Contabilidade Pública e Transações no SIAFI. 

http://lattes.cnpq.br/9278996255489474

Foto de Jorge Barboza Reis de Souza

Jorge Barboza Reis de Souza

Possui graduação em Logística pela Universidade Nove de Julho (2012). Tem experiência na área de Administração. Visão holística, flexível, proativo, ótimo relacionamento profissional e interpessoal com clientes, colaboradores e fornecedores, criativo e motivado, procuro estar atualizado com o mercado, acostumado com viagens pelo Brasil para desenvolvimento de procedimentos e novos processos (implantação de sistemas) em clientes de médio e grande porte. 

http://lattes.cnpq.br/0177507369332151

Foto de Marlon Stafin

Marlon Stafin

Marlon Stafin é administrador e contador, com sólida experiência em auditoria, gestão estratégica e modernização da administração pública. Formado em Administração pela FAE Business School e cursando graduação em Contabilidade pela Unifatecie, possui também três MBAs pela UNIBF: Administração, Contabilidade e Economia; Auditoria e Perícia Contábil; e Gestão Estratégica de Projetos. Atuou como gerente administrativo por vários anos no setor privado e, desde 2019, desenvolve carreira no Governo do Estado do Paraná, onde coordenou a implantação do Internal Audit Capability Model (IA CM), liderou auditorias programadas e assessorou a Controladoria-Geral do Estado. Também coordenou o Grupo de Trabalho CGE-SESA, voltado ao mapeamento de processos da Secretaria da Saúde, e atualmente está à frente da auditoria do Projeto PR Eficiente, que busca inovação e modernização na gestão pública. Fluente em inglês, com aprovação no TOEFL, Marlon tem experiência internacionalmente alinhada em auditoria e governança, além de capacitação em metodologias ágeis, auditoria de riscos, Lean Six Sigma e inteligência artificial aplicada. Atua ainda em projetos sociais, como o Rango de Rua, iniciativa de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.