Sobre este curso
Curso introdutório que ensina os fundamentos da gestão pública, com foco em práticas essenciais para iniciantes na área.
Conteúdo do curso
Aula sobre Reforma Tributária, abordando mudanças no sistema tributário, impactos para os municípios e estratégias para adaptação às novas regras.
Aula prática sobre erros comuns na comunicação institucional, com foco em como evitá-los para garantir clareza, eficiência e profissionalismo.
Aula sobre Plano de Contas, destacando sua estrutura, funções e aplicação na gestão pública para garantir organização e transparência financeira.
Aula sobre Controle Interno, abordando sua importância na gestão pública, métodos de implementação e estratégias para fortalecer a transparência e eficiência administrativa.
Aula sobre o Novo Pregão Eletrônico, destacando mudanças na legislação, etapas do processo e melhores práticas para gestores públicos e pregoeiros.
Aula sobre Elaboração do ETP (Estudo Técnico Preliminar), detalhando sua importância, etapas de construção e aplicação na contratação pública eficiente.
Professores
Janete Probst Munhoz
Janete Probst Munhoz é Doutora em Administração pela Universidade Positivo e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Possui especializações em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Direito Tributário e MBA em Gestão do Conhecimento na Educação Superior. Graduada em Relações Internacionais, atua como coordenadora do núcleo de Educação a Distância e de cursos de pós-graduação do Centro Universitário Uniguairacá, além de ser professora, tutora, consultora e palestrante. Tem experiência em economia, administração pública, desenvolvimento local e regional, empreendedorismo e liderança, sendo autora de livros, artigos científicos e produções técnicas.
José Eduardo Yokomizo
Especialização em Processos Gerenciais
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Aurenilson Cipriano
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (1997) e graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2011). Especialista em Administração e Finanças (2016) e em Gestão Pública (2018) pela Faculdade UNINA. Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Cristo Rei - FACCREI (2017/2022). Servidor efetivo do Município de Andirá-PR, ocupante do cargo de Contador (2014/atual). Presidente da Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios - APEPREV (2017/2019). Diretor-Presidente do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Andirá - FUNPESPA (2011/2019). Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Esportes de Andirá - AMEA (2010/2011). Presidente da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Andirá - ASPMA (2003/2007). Tem experiência nas áreas de Administração, Orçamento, Finanças e Gestão Pública com ênfase em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
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Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi
Advogado e Procurador Público efetivo desde 2010; Pós-graduado Lato Sensu em Direito Civil, Direito Processual Civil e Gestão Pública; Mestrado em Ciência Jurídica; Pós-graduando em Direito Administrativo; membro de diversas instituições e grupos de estudos; com vasta experiência na Administração Municipal.
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Giovani Augusto Piovan
Possui graduação e especialização em Gestão Pública pela Faculdade Unypública, possui MBA em Licitações e Contratos à Luz da Lei nº 14.133/2021 - Teoria, Controle e Prática pela faculdade Pólis Civitas. Possui também Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense e especialização em Perícia Forense Pelo Centro Universitário Assis Guargacz. Atua como Agente de Contratação e Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Formosa do Oeste - PR. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Licitações e prática em Pregão Eletrônico especialmente pela plataforma do Compras.gov.br (antigo Comprasnet).
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Raphael Buiar Pereira de Camargo
Raphael Buiar Pereira de Camargo – Graduado em direito pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu, pós graduando em Ciência de Dados na Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuando como Diretor de Licitações e Contratos na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu há 5 anos. Presente na implementação da nova lei de Licitações e Contratos no município. Com atuação ativa junto ao SEBRAE para o fortalecimento da participação de fornecedores locais e regionais nas Licitações Públicas municipais.
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