Sobre este curso
Capacitar profissionais na gestão de frotas, controle patrimonial e almoxarifado, abordando os principais processos, normativas e boas práticas para a administração pública e privada.
Conteúdo do curso
1 Aquisições
2 Recebimentos
3 Armazenamento
4 Distribuição
5 Venda
6 Leilão
7 Doação
8 Cessão de uso
9 Licenciamentos
10 Assistência técnica
11 Seguros
12 Abastecimentos de veículos e máquinas
13 Gestão e controles
14 Responsabilizações
1 Incorporação
a) Aquisição
b) Doação
c) Transferência
d) Permuta
e) Fabricação
2 Desincorporação
a) Inservível
b) Furto
c) Sinistro
d) Doação
e) Transferência
3 Avaliação dos bens públicos:
a) Método de reavaliação e avaliação
b) Reavaliação
c) Valor recuperável
d) Impairment
e) Reversão do valor recuperável
f) Definição de bens permanente
g) Fatores excludentes
h) Recebimento de bens públicos
i) Número de tombamento
4 Depreciação de bens públicos:
a) Depreciação
b) Amortização
c) Exaustão
d) Vida útil dos bens
e) Valor residual
f) Métodos de depreciação
5 Baixa de bens públicos:
a) Alienação (móveis e imóveis)
b) Furtos, extravios, roubos e incêndios
c) Destruição
d) Cessão e transferência
e) Doação
1 Ativo imobilizado
a) Bens móveis
b) Bens imóveis
c) Ativo intangível
2 Inventário:
a) Inventário físico
b) Comissão especial de inventário
c) Auditoria de bens patrimoniais
3 Processo de Cadastramento dos Bens Imóveis
a) adquiridos por compra
b) adquiridos por desapropriação
c) construídos pelo município
d) doados ao município
e) cedidos e/ou emprestados ao município
f) transferência de responsabilidade de guarda e uso
g) cedência ou autorização de uso de bens imóveis a terceiros
h) recuperação e reforma
4 Classificação dos bens de acordo com a sua finalidade:
a) Material inservível
b) Ocioso
c) Recuperável
d) Antieconômico
e) Irrecuperável
5 Controle dos bens públicos:
a) Controle interno
b) Controle externo
c) Termo de responsabilidade
d) Transferências de bens entre as unidades administrativas
e) recebimento e aceitação
f) armazenagem e controle de estoque
g) registro patrimonial
h) carga e descarga
i) baixa ou desfazimento
1 Compra de pneus (acórdão 1045/16)
2 Locação de veículos (Resolução 4123/05)
3 Compra de peças (acórdão 4739/15)
4 Terceirização dos serviços de manutenção (acórdão 3843/13)
5 Compra de veículos (proc. 470305/12)
6 Cartão combustível (processo 375631/09)
7 Falhas no edital (proc. 1045744/14)
8 Restrição de competição (proc. 12700/13 - acórdãos 300/2013 e 873/13)
9 Atestado de capacidade técnica (proc. 850625/15)
10 Capital social e garantia da proposta (proc. 651509/15)
11 Abertura das propostas (proc. 1139706/14)
12 Indícios de direcionamento (proc. 420000/13)
13 Aditivo contratual (proc. 38441/11)
1 Sistemas de controle/transparência exigidos pelo TCEPR:
a) Sim Am
b) Proar (IN 95/2014)
c) Licitações
d) Contratos
e) Portal informação para todos
f) Portal da transparência local
2 As frotas no Sim Am do TCE/PR:
a) Cadastro de hodômetro e horímetro dos veículos próprios e de terceiros
b) Tipos de medidores de veículos e equipamentos
c) Consumo de combustível de veículos próprios e de terceiros
d) Estorno do consumo de combustível de veículos próprios e de terceiros
e) Entradas extraorçamentárias de combustíveis
f) Tipos de entradas de combustíveis
g) Saídas extraorçamentárias de combustíveis
h) Tipos de saídas de combustíveis
i) Estoque de combustível
j) Peças e serviços vinculados aos veículos
k) Controles efetuados pelo TCE/PR
l) Diário de bordo e documentos referentes as manutenções na frota.
m) Procedimentos
n) Acompanhamento remoto e o sistema de frotas
3 Apontamentos e responsabilizações:
a) Controle individual da frota: Acórdão nº 5594/16
b) Falta de alimentação do Sim Am: Acórdão nº 3652/2016
c) Incongruências entre o sistema local e o Sim Am: Acórdão nº 2852/2016
d) Preenchimento eficiente do Diário de Bordo: Acórdão nº 2502/2016
e) Pagamentos sem controle: Acórdão nº 1629/2016
f) Implantação de Setor de Gestão de Frotas: Acórdão nº 444/2016
2 Controle e responsabilizações identificadas pelo Proar:
a) Quantitativo e aplicação do Combustível: Acórdão nº 4559/16
b) Controle de Pneus: Acórdão nº 5594/16
1 Cuidados nas aquisições:
a) Definição do objeto
b) Deficiências nos Contratos
c) Valor destoante com o de mercado
d) Indicação de marca e homologação prévia
e) Apresentação de amostra
f) Separação indevida de lotes, ou vice-versa
g) Capacidade técnica do fornecedor
h) Cláusulas essenciais no edital/contrato
i) Punição/aplicação de penas
j) Gestão e fiscalização dos contratos
2 Recebimento do bem:
a) a correlação com o setor de compras
b) documentos necessários
c) comprovação dos quantitativos (m², un, mt, kg, m³, ml, etc.)
d) verificações qualitativas (marca proposta, condições, prazo de validade, etc.)
e) atestados
f) responsabilizações
3 Armazenamento:
a) disposição (empilhamento, embalagens, etc.)
b) movimentação de cargas
c) manuseio de materiais
d) controle de qualidade
e) inventário físico
f) atualização e registros de estoque
g) reconciliações e ajustes
h) auditoria simplificada
i) segurança no almoxarifado
j) estudos de casos
4 Distribuição:
a) requisições e romaneios internos
b) formas de entrega
c) estudo de fluxo temporal
d) processos de reposição
e) comunicações prévias ao setor de compras
f) responsabilizações
Professores
Daniel Paulo Paiva Freitas
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (2005) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Com especializações em Direito Público (2011), Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2014) e Gestão Pública (2018). Tem experiência na área da advocacia, com ênfase em Direito Civil, Contratos, Empresarial, Trabalho, Administrativo e Constitucional. Mestre em Direito pela PUC-PR na linha de Direitos Socioambientais. http://lattes.cnpq.br/9237853270941017
Jorge Barboza Reis de Souza
Possui graduação em Logística pela Universidade Nove de Julho (2012). Tem experiência na área de Administração. Visão holística, flexível, proativo, ótimo relacionamento profissional e interpessoal com clientes, colaboradores e fornecedores, criativo e motivado, procuro estar atualizado com o mercado, acostumado com viagens pelo Brasil para desenvolvimento de procedimentos e novos processos (implantação de sistemas) em clientes de médio e grande porte.
http://lattes.cnpq.br/0177507369332151
Nilson Francisco Tognato
Nome: Nilson Francisco Tognato Áreas de Atuação: Gestão Pública, Contabilidade, Finanças, Orçamento e Educação FORMAÇÃO ACADÊMICA • MBA em Gestão Pública e Inovação – UNICENTRO (2023) • Especialização em Contabilidade Gerencial e Empresarial – FECILCAM (1997) • Graduação em Administração – FECILCAM (2000) • Graduação em Ciências Contábeis – FECILCAM (1995) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Contador Público (33 anos de atuação) • Professor Colaborador – Curso de Ciências Contábeis (UNESPAR, 2001-2002) • Professor/Instrutor – UNYFLEX CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO (2020–atual) ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXPERTISE • Gestão Pública Municipal (Contabilidade, Patrimônio, Finanças, Orçamento e Planejamento) • Políticas Públicas – Desenvolvimento de projetos para melhoria urbana (Estrutura Administrativa, Infraestrutura, Gestão e Tecnologia) • Planejamento Municipal – Domínio em instrumentos como Plano Diretor, PME, PPA, LDO e LOA • Ensino/Aprendizagem – Pesquisa e aprimoramento de metodologias na Educação Municipal LINK PARA CURRÍCULO LATTES http://lattes.cnpq.br/8343083117688482