Estudo Técnico Preliminar - Plano de Contratações e Termo de Referência

À Luz da Lei 14.133/21

Sobre este curso

Capacitar profissionais para a elaboração e gestão de estudos técnicos preliminares, planos de contratações e termos de referência, conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.133/20

Conteúdo do curso

6 Paineis • 6 aulas • 17h totais
Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Governança (envolvimento dos níveis hierárquicos)

2 Planejamento (o quê, para quê, quanto e como?)

3 Eficiência (gestão por competência e preparação técnica)

4 Matriz de Riscos (Mitigação - como reduzir falhas?)

5 Transparência (para ampliar competição e permitir controle)

6 Para correção de falhas (por erros recorrentes)

7 Para Impedimento de responsabilizações  (maioria é por falha técnica)

8 Para Eliminação de prejuízos (sobrepreço, superfaturamento e inexecução)

9 Para Facilitação dos Procedimentos (agilidade e desburocratização)

10 Usando os novos paradigmas:

 a) Conversar com fornecedores (modalidade e procedimentos auxiliares)

 b) Contratar o Projetista (fornecedor do projeto pode participar da licitação)

 c) Proteção da boa-fé (defesa dos agentes públicos pela advocacia do órgão)

 d) Do presencial para o eletrônico (como regra geral, de uma vez por todas)

 

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 ETP na Lei Licitatória 14.133/21

2 Incidência das Instruções Normativas Federais nº 05/2017 e 40/2020

3 Aplicabilidade e/ou dispensa do ETP

4 Finalidade do ETP

5 Objetivo do ETP

6 Elementos Constitutivos do ETP:

 a) Necessidade da contratação

 b) Requisitos necessários

 c) Levantamento de mercado

 d) Descrição da solução como um todo

 e) Estimativa das quantidades

 f) Estimativa do valor da contratação

 g) Justificativas para o parcelamento ou não da solução

 h) Contratações correlatas e/ou interdependentes;

 i) Alinhamento entre a contratação e o planejamento

 j) Resultados pretendidos

 k) Providências a serem adotadas pela administração

 l) Impactos ambientais e respectivas medidas de tratamento;

 m) Viabilidade e razoabilidade da contratação

 

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Exigência do Plano de Contratações Anual(PCA) na Lei 14.133

2 Apresentação de PCAs que servem como modelos

3 Correções e alterações nos Planos de Contratações Anuais

4 Prazo para Implantação do PCA

3 Agentes envolvidos na elaboração e acompanhamento do PCA:

 a) Controle Interno

 b) Jurídico

 c) Solicitante

 d) Responsável pelos ETPs

 e) Formador do preço

 f) Compras

 g) Almoxarifado

 h) Contabilidade

 i) Financeiro

 j) Condutor do certame (Agente de Contratação, Pregoeiro e Comissão)

 k) Gestor do Órgão (homologador)

 l) Gestor e Fiscal do contrato

5 Fornecimento de modelos

6 Orientações para implantar o PCA local

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Definição do objeto

2 Orçamento detalhado

3 Preços estimados

4 Métodos

5 Estratégias de suprimentos

6 Cronograma

7 Planejamentos iniciais

8 Regras para a contratação de ME e EPP

9 Critérios para o cumprimento do contrato

10 Obrigações da contratada

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Definição e especificação das necessidades e requisitos

2 Estimativa da demanda – quantidade de bens e serviços

3 Análise de soluções

4 Identificação das soluções

5 Análise comparativa de soluções

6 Registro de soluções consideradas inviáveis

7 Análise comparativa de custos (tco)

8 Cálculo dos custos totais de propriedade

9 Mapa comparativo dos cálculos totais de propriedade (tco)

10 Descrição da solução de tic a ser contratada

11 Estimativa de custo total da contratação

12 Declaração de viabilidade da contratação

13 Aprovação e assinatura

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Gestão e fiscalização

2 Marca e qualidade padrão do material aplicado no serviço

3 As medições de cada serviço

4 As condições de pagamentos

5 Critérios para a entrega

6 Ateste dos produtos e serviços

7 Regras dos reajustes e repactuação

8 Reequilíbrio econômico financeiro

9 O processo de aplicação de sanções

10 Aditivos contratuais

 

Professores

Foto de Vitor Barretta

Vitor Barretta

Vitor Guilherme Aguiar Barretta, Advogado com 12 anos de experiência com licitações, sócio da Barretta Advocacia & Consultoria, Especialista em Licitações e Contratos Administrativos, Especialista em Direito Eleitoral, Ex-Procurador-Geral de Município, Foi Vice-Presidente do Colégio de Procuradores da AMUNESC, Ex-Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Município e Observador Eleitoral pela Transparência Electoral en América Latina nas Eleições do Equador (2021) e professor de mais de 500 servidores públicos (2021 e 2022)  e 100 horas aulas em temas da Nova Lei de Licitações. 

Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4443294217716253

Foto de Luiz Dalago Júnior

Luiz Dalago Júnior

Mestrando em Ciência Jurídica (Unochapecó). Especialista em Direito Público, Constitucional, Administrativo e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Direito Público com Ênfase em Contratos e Licitações pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL); Especialista em Música e Práticas Sociais pelo Instituto Sul Brasileiro de Ensino Pesquisa e Extensão (CENSUPEG). Advogado, com ampla atuação no campo administrativo e empresarial. Tem experiência na área de Direito Público tendo atuado por mais de dez anos em diversos cargos públicos, dentre eles efetivo, de gestão, direção, gerenciamento e assessoramento no poder executivo municipal
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9214167825758111

Foto de Juliana Fiorese

Juliana Fiorese

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo. Especialista em licitações e contratos administrativos.

http://lattes.cnpq.br/0777121157567262