Controle Interno Municipal

Com as Recomendações dos Tribunais

Sobre este curso

Curso presencial de 17 horas que aborda técnicas e procedimentos relacionados ao protesto da dívida ativa e execução fiscal, visando aprimorar a gestão tributária municipal.

Conteúdo do curso

6 Paineis • 6 aulas • 17h totais
Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 O sistema de Controle Interno nos Poderes Municipais:

a) Previsão legal

b) Conceito

c) Abrangência

2 O Controlador Interno:

a) Designação

b) Remuneração

c) Inacumulabilidades

d) Impedimentos funcionais

e) Segregação de funções

f) Competência e limitação

g) Responsabilização

3 Técnicas de trabalho no C.I.:

a) Auditoria

b) Inspeção

c) Fiscalização

d) Avaliação de resultados

4 Normatizações da Controladoria - Decretos e Instruções Normativas

5 Garantias Básicas para o Pleno Funcionamento do Controle Interno

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Administração

2 Planejamento e Orçamento

3 Receita e arrecadação

4 Movimentação Financeira

5 Contabilidade

6 Patrimônio e Almoxarifado

7 Compras

8 Licitações

9 Contratos

10 Recursos Humanos

11 Gestão Fiscal

12 Educação

13 Ciência e tecnologia

14 Saúde

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Assistência Social

2 Regime Previdenciário

3 Gestão Administrativa

4 Serviços Gerais

5 Tecnologia da Informação

6 Jurídico

7 Gestão do Poder Legislativo

8 Consórcios Intermunicipais

9 Empresas públicas

10 Sociedades de economia mista

11 Fundações públicas de direito privado

12 Convênios e Parcerias

13 Obras Públicas

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Novidades trazidas pela Lei 14.133/2021

2 Entrada em vigor

3 Transição

4 Agentes Licitadores (atuais e nova lei)

5 Atuação Jurídica nas Licitações (atuais e nova lei)

6 Atuação do Controle Interno na Nova Licitação:

a) Requisitos para atuar

b) Fases e momentos

c) Controle prévio

d) Controle concomitante

e) Controle posterior

f) Normatização

g) Comunicação

h) Recomendação

i) Denunciação

j) Responsabilização

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Transparência Pública:

a) História e Conceito

b) Canais obrigatórios ao município

c) Canais facultativos ao município

d) Fundamentos Constitucionais

e) Previsão na legislação Esparsa

f) Regulamentação local (CF, art. 30, I)

g) Exigências expressas da LRF (LC 101/2000)

2 Portal da Transparência:

a) O que o Tribunal de Contas Exige?

b) O que o Ministério Público está recomendando?

c) Plataformas tecnológicas

3 Lei de Acesso à Informação (12.527/2011)

a) Evolução histórica do direito à informação

b) O direito constitucional à informação (art. 5º, XXXIII)

c) A lei federal regulamentadora (LAI: 12.527/2011)

d) Regulamentação local (art. 30, I e II, da CF)

e) Procedimentos para requerer informações

f) Comissão de Classificação de documentos

g) Documentos sigilosos

h) Espaço para acesso à informação no Portal da Transparência

i) Meios complementares de transparência nas informações

j) Instruções do Tribunal de Contas do Paraná - TCE/PR (IN 89/2013)

k) Recomendações do MP/PR - Ministério Público Estadual (TACs)

Aula degustação 1 Aula degustação 2

1 Processos e procedimentos:

a) Prestações de Contas

b) Denúncias e Representações

c) Auditorias Externas

d) Processo Eletrônico

e) Ferramentas eletrônicas

f) Regulamentações (Acórdãos, resoluções, prejulgados, provimentos, UJ, súmulas, INs, manuais, cartilhas etc)

2 Responsáveis e responsabilizações:

a) Vias de responsabilização

b) Penas aplicáveis:

- No Processo Administrativo Junto ao TCE

- Em Ação civil pública

- Em Processo penal

- Em Processo disciplinar (funcional) onde esteja vinculado

- Em Processo disciplinar (profissional), pelo órgão de classe

- No julgamento das contas na Câmara Municipal

c) Outras responsabilizações na área cível

Professores

Foto de Jackson Luis Faria

Jackson Luis Faria

Formação Ciências Contábeis Universidade Metropolitana de Santos / Pós Graduação Economia Instituto Líbano / Certificado CP10 - Investidor Qualificado / Servidor efetivo - Técnico em Contabilidade Prefeitura Municipal de Jaguariaíva 01-02-2019 

Foto de Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi

Luiz Henrique Néia Giavina Bianchi

Advogado e Procurador Público efetivo desde 2010; Pós-graduado Lato Sensu em Direito Civil, Direito Processual Civil e Gestão Pública; Mestrado em Ciência Jurídica; Pós-graduando em Direito Administrativo; membro de diversas instituições e grupos de estudos; com vasta experiência na Administração Municipal.

http://lattes.cnpq.br/5601036713070922

 

 


 

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Nilson Francisco Tognato

Nome: Nilson Francisco Tognato Áreas de Atuação: Gestão Pública, Contabilidade, Finanças, Orçamento e Educação FORMAÇÃO ACADÊMICA • MBA em Gestão Pública e Inovação – UNICENTRO (2023) • Especialização em Contabilidade Gerencial e Empresarial – FECILCAM (1997) • Graduação em Administração – FECILCAM (2000) • Graduação em Ciências Contábeis – FECILCAM (1995) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Contador Público (33 anos de atuação) • Professor Colaborador – Curso de Ciências Contábeis (UNESPAR, 2001-2002) • Professor/Instrutor – UNYFLEX CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO (2020–atual) ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXPERTISE • Gestão Pública Municipal (Contabilidade, Patrimônio, Finanças, Orçamento e Planejamento) • Políticas Públicas – Desenvolvimento de projetos para melhoria urbana (Estrutura Administrativa, Infraestrutura, Gestão e Tecnologia) • Planejamento Municipal – Domínio em instrumentos como Plano Diretor, PME, PPA, LDO e LOA • Ensino/Aprendizagem – Pesquisa e aprimoramento de metodologias na Educação Municipal LINK PARA CURRÍCULO LATTES http://lattes.cnpq.br/8343083117688482