Sobre este curso
Conteúdo do curso
1 NOB – RH
2 Proteção Social básica (PSB)
3 Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
4 Proteção Social Especial – PSE
5 Centro de Referência Especializado de AS – CREAS
6 Serviços Sócio-Assistenciais
7 Trabalhos com famílias vulneráveis
8 Tipos de violências contra idosos, deficientes e crianças
9 Psicologia aplicada na assistência social
10 Atuação conjunta: psicologia/assistente social
11 Tutela
12 Experiências com bons resultados (estudo de caso)
1 Acolhimento institucional
2 Orientações sobre as visitas domiciliares
3 Técnicas de entrevista e reunião
4 A elaboração do estudo social
5 Código de ética do assistente social (lei federal nº 8668/93)
6 Construção de laudos, pareceres e relatórios
7 Sistema de MDS
8 Benefícios e Transferência de Renda
9 Recursos da proteção social especial
10 Elaboração de Projetos de AS
11 A Conferência Municipal da AS
1 Humanização:
a) Política nacional de humanização PNH/ SUS
b) Desafio: como enfrentar e lidar com relações de poder, trabalho e afeto
c) A importância do autoconhecimento para o trabalho humanizado
d) As relações interpessoais: atitudes movem o mundo
e) Aspectos da comunicação no convívio com os diferentes
f) Desenvolvimento humano do Assistente Social e Equipe
g) Princípios básicos para o bom atendimento pessoal
h) Fatores críticos de sucesso no atendimento
i) Grupos de trabalho de humanização
2 Gestão de Conflitos:
a) Definições de conflito
b) As transições na conceituação de conflito
c) Variáveis que afetam o desenrolar do conflito
d) O processo do conflito
e) Conflitos: intrapessoais, interpessoais e intergrupais
f) Prevenção de conflitos
g) Abordagens na negociação
h) Preparativos para uma negociação
i) Resoluções de conflitos
1 Fundamentação Legal
2 Os Direitos da Criança e do Adolescente
3 Direitos previstos no ECA
4 Universalidade e Descentralização
5 Participação da comunidade e Controle social
6 Proteção integral e Co-responsabilidade
7 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
8 O Conselho Tutelar e suas Peculiaridades
9 Formação do Conselho
10 Características e atuação dos Conselheiros
11 Dificuldades recorrentes
12 Desafios
13 Orientações sobre as visitas domiciliares
14 Técnicas de entrevista e reunião
15 Elaboração do estudo social
16 Experiências com bons resultados (estudo de caso)
1 Competência de iniciativa do processo
2 A regulamentação local
3 A comissão eleitoral
4 Publicidade obrigatória
5 Das candidaturas: requisitos
6 Calendário (datas e prazos)
7 Das inscrições (registro de candidatura)
8 Da participação do Ministério Público
9 Regras da campanha eleitoral
10 Dos procedimentos da eleição (escolha dos conselheiros)
11 A apuração dos votos
12 Impugnações ao resultado
13 Posse dos conselheiros eleitos
14 Direitos dos conselheiros
15 Responsabilizações
1 Vínculos de trabalho:
a) Efetivos
b) Comissionados
c) Temporários
d) Estagiários
e) Terceirizados
f) Funções gratificadas
g) Jornada e expediente
h) Tempo integral
i) Dedicação exclusiva
j) Acúmulos proibidos
k) Impedimentos funcionais
l) Desvio de função
m) Nepotismo
n) Piso e equiparação salarial
2 Carreira Profissional:
a) Fundamentação
b) Motivações e razões
c) Progressão e promoção
d) Avaliação de desempenho
3 Direitos avulsos:
a) Pagamento da anuidade profissional
b) Folga no dia do aniversário
c) Banco de horas
d) Bolsa de estudos
e) Creche para os filhos
f) Pensão homoafetiva
g) Planos de saúde e odontológicos
h) Auxilio alimentação
i) Diárias
4 Deveres e Responsabilizações
Professores
Josiane dos Santos Kwiatkowiski
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2007), Especialização em Gestão Pública pela FACULDADE FOCUS (2022), Especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social pela Futuro Faculdade de Tecnologia (2017), Especialização em Gestão de Programas Educacionais nas Áreas Social, Educacional e Saúde pela Faculdade Padre João Bagozzi (2010) e Mestranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente é Coordenadora do Centro de Iniciação Profissional da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande.
http://lattes.cnpq.br/1177413326902558
José Roberto Zanchi
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense-UNIPAR - Umuarama-PR (1991) e Curso), cursei o Programa Especial de Formação Pedagógica/Habilitação em Matemática - UTFPR - Curitiba-PR (2001), especialista em Educar para a Cidadania/Ética e Gestão de Pessoas pelas Faculdades Integradas "Espírita" CURITIBA-PR (2003);
http://lattes.cnpq.br/3410940009334932
Adriana da Silva Turbay
Assistente Social e Psicóloga - Especialista em Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente e Magistério Superior.
https://lattes.cnpq.br/9046203981032175
Hellen de Jesus Pereira
Possui graduação em Serviço Social pela União de Faculdades Metropolitanas de Maringá (2017). Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em prevenção a uso e abuso de álcool e outras drogas. Tem prática em ensino à distância desde 2019. É especialista em Intervenção Psicossocial no contexto multidisciplinar pela Faculdade Eficaz de Maringá, (EFICAZ). Possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior: Tecnologias educacionais e inovações e também é especialista em Gestão do Sistema Único de Assistência Social ambas pela Universidade Cesumar (UniCesumar). Recentemente tornou-se pós graduada em Tecnologias aplicadas ao ensino à distância pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). No momento atua como Assistente Social na Secretária de Assistência Social, supervisora de estágio no Centro Universitário Ingá - UNINGÁ, e realiza capacitações de prefeituras no Estado do Paraná.
http://lattes.cnpq.br/5835712678342025
João Henrique Mildenberger
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000), especialista em Administração Pública pela Unibrasil (2002).
Especialista em Controladoria Interna pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004), experiência na área pública de 16 anos.